Por Fred Soares
Quem anda diariamente pelas ruas do Rio, absorto pelos compromissos da dura vida que levamos, pode até não perceber. Mas ali há alma. Diria mais: almas, no plural mesmo. Essa aura espiritual que compõe os logradouros sobre os quais passamos rotineiramente é o que faz daquele ambiente a céu aberto uma entidade que, mesmo sem percebermos, faz parte da nossa existência. Uma dessas almas é o bar, o botequim, ou, como popularmente se diz, o butiquim. Naquele espaço cercado de garrafas, petiscos e afins, celebramos, choramos mágoas, vivemos, revivemos e encerramos amores. É uma espécie de divã fantasiado de mesa a cadeira, onde livramo-nos dos males, dizemos amém e seguimos em frente.
Quantos butiquins há no Rio (essa bomba eu deixo pra minha amiga Judite Cypreste desarmar)? Não sei. Sei, porém, que um belo levantamento foi feito com relação a Copacabana, um dos cantinhos mais boêmios dessa terra de São Sebastião - já foi mais, e há de voltar a ser. Encontrei no Twitter, escrito pelo dono do perfil @preah_. Relatório digno de uma grande reportagem - fosse eu editor de um caderno de Cultura de algum jornalão, seria publicado com destaque numa edição dominical.
Vamos rolar a bola pro autor de material tão relevante. Fala aí, Preá, mostra o seu levantamento ébrio-etnográfico de "butiquim por butiquim" ao longo de suas 65 ruas, 101 quarteirões, 7 travessas, 4 ladeiras e 3 favelas de Copa.
A ideia de registrar cada butiquim, um a um, parte de dois princípios: 1-afirmar a existência da vida. É o que nega a morte, dizer que existe, é o que evita o desaparecimento; 2- apontar e listar cada um, o que os diferencia, ainda que muitos pensem que são todos iguais.
Das 65 ruas do bairro, 33 tem ao menos um butiquim. A chance de quem chega por aqui, estar ou passar por uma alguma rua com birosca, é maior que 50%! Treze dessas ruas têm ao menos 2 opções de biricutico.
As ruas com mais butiquins são: Barata Ribeiro (10), Siqueira Campos (8), Nossa Senhora de Copacabana (6), Ronald de Carvalho (5), Constante Ramos (4), Domingos ferreira (3), Duvivier (3), Miguel Lemos (3), Joaquim Nabuco (3).
Num bairro conhecido como Princesinha do Mar, nada mais adequado que alguns destes estabelecimentos ficassem pertinho da praia. Casos do Trindade (a 95m da orla), Benfica (106m), Pierrot (120m), Paraíba (130m) e Panamá (174m).
Há casos em que a concorrência comercial fica em segundo plano, a bem da irmandade etílica. Alguns bares ficam lado a lado, parede com parede mesmo: Barcelos-Delírio-Copa Bar (NS de Copacabana), Sobral-Líder da Ladeira (Siqueira Campos), Tradição-Pimpão (Miguel Lemos), Bar Queira-Mr P Gourmet (Raúl Pompeia) e Boteco 44k-Estrela do Oriente (Sá Ferreira).
Em menos de uma hora de caminhada, em exatos 43 minutos, você consegue ir de uma ponta a outra do bairro, sem pressa, garantindo seu balcão no inicio e no fim do trajeto. Do Café e Bar Trindade (Rua Joaquim Nabuco, no posto 6) ao Bar Princesa Isabel (na Av. Princesa Isabel, no posto 1) são 3,5 quilômetros de distância.
O quarteirão de Copacabana com mais butiquins é a quadra formada pelas ruas Ronald de carvalho, Ministro Viveiros de Castro, Duvivier e Barata Ribeiro. Num trajeto de 350m, se vai ao Melade, Sereia de Copacabana, Luxor, Molhobico, Copa Azul e Duvivier. Seis no total!
OUTRAS CURIOSIDADES ALEATÓRIAS:
Na Rua Domingos Ferreira, todos os butiquins começam com a letra P (Panamá, Paraíba e Pierrot);
Apenas quatro bares não têm qualquer alusão a boteco ou variações no nome (44k, Tropical, Benfica e Canoa Quebrada);
CAFÉ E BAR é de longe o "primeiro nome" mais utilizado. São 24 vezes;
Outros oito fazem referência a "lanches" e a "lanchonete";
Apenas quatro (Sereia de Copacabana, Copa Bar, Âncora Copacabana Bar e Copa Azul) fazem referência ao nome do bairro.
Existem dois butiquins "escondidos" pelas galerias do bairro (Ciariba e Samir). Antes da pandemia, eram quatro, quando os icônicos Sniff e Sorveteria Polar ainda ofereciam seus belíssimos balcões aos populares.
Registre-se aqui a injustificável ausência dos butiquins do Pavão, Cantagalo, Cabritos e Tabajara. Conheço poucos e conheço ainda menos os espaços onde vivem milhares de moradores do bairro. É uma pena, uma lacuna a ser preenchida em outro momento.
O butiquim que escolhemos aqui não é o barzinho, nem bar, nem bistrô, nem restaurante. Esses têm sua serventia, mas o interesse aqui é outro.
É da porta que abre cedo, abrigo das camadas populares, que tem estufa, tem café, traçado e conhaque de gole apressado. É onde "tantos iguais se reúnem contando mentiras pra poder suportar". É onde se sustenta balcão que cuida de cabeça e do coração. De gente que entra muda e sai calada, de gente de nome decorado, onde se faz e se tem história emoldurada na gordura do azulejo.
A verdade é que, além de dinheiro, não é preciso muito para se vender cerveja e meia dúzia de petisco. Mas é preciso muita coisa, mas muita mesmo, de verdade, para ser um butiquim.
EIS A LISTA COMPLETA DOS 75 BUTIQUINS REFERIDOS, BEBIDOS E VISITADOS A PÉ:
1 Adega do Cesare (Portinha)
2 Âncora Copacabana Bar
3 Bar Atalaia
4 Bar Barata Ribeiro
5 Bar Bunda de Fora (Souza Lima)
6 Bar Choupal
7 Bar Copa Azul
8 Bar Copinha
9 Bar da Coração
10 Bar da Virada
11 Bar e Lanchonete Mandala 22
12 Bar e Lanchonete Ponto de Ouro
13 Bar e Lanchonete Tradição
14 Bar e Restaurante Barcelos
15 Bar Miraflores
16 Bar Princesa Isabel
17 Bar Queira
18 Bar Reinaldo
19 Bar Saci Perere
20 Bar X
21 Beira Bar
22 Belo Bar
23 Boteco 44K
24 Boteco Benfica
25 Boteco Canoa Quebrada
26 Boteco Tropical
27 Café e Bar 3 Caravelas
28 Café e Bar Bom Marche
29 Café e Bar Casilhas
30 Café e Bar Duvivier
31 Café e Bar Garibaldi
32 Café e Bar Guloso
33 Café e Bar Iacy
34 Café e Bar Inocentes
35 Café e Bar Lago Azul
36Café e Bar Lanches Luxor
36 Café e Bar Lanches Luxor
38 Café e Bar Maringá
39 Café e Bar Marola
40 Café e Bar Nosso Cantinho
41 Café e Bar Outeiral (Esquenta)
42 Café e Bar Paraíba
43 Café e Bar Paula Freitas
44 Café e Bar Pierrot
45 Café e Bar Pimpão
46 Café e Bar Santa Rosa Lima
47 Café e Bar Sereia de Copacabana
48 Café e Bar Sobral
49 Café e Bar Ton-Ju
51 Café e Bar Trindade
51Casa dos Marujos
52 Casa Suzana Confeitaria
53 Ciariba Bolinho de Bacalhau
54 Colônia Ultramar
55 Copa Bar
56 Delírio Carioca Bar e Restaurante
57 Folies Bar
58 Guanabarino Café e Bar
59 Lanches Escol
60 Lanches Estrela do Oriente
61 Lanchonete My Flower
62 Lanchonete Tia Joana
63 Licks Bar
64 Líder da Ladeira
65 Melade Bar
66 MolhoBico Petiscos Bar
67 Mr P Gourmet
68 Panamá Bar
69 Restaurante Beco da Fome
70 Rosa Bar
71 Samir Bar Comida & Cia
72 Sassá Bar Chopp
73 Sindicato do Arpoador
74 Taberna Sevilhana
75 Veiga Bar